terça-feira, 28 de junho de 2016

A decisão de Rute - por Sandra Lopes


Fico impressionada toda vez que leio a história de Rute. Incrível como esta mulher, toma a decisão que mudou o rumo de toda sua vida, com clareza e esperança.

Ela declara a sua sogra no versículo 16 do capítulo primeiro que não iria a outro lugar que não fosse com sua sogra. Nesta atitude ela teve que abrir mão de muitas coisas. E vamos combinar, é muito difícil abrir mão de coisas que gostamos, que acreditamos, quais sejam os motivos.

Ela abriu mão do seu povo, os Moabitas, sua família, seus amigos, seu deus, suas crenças, seus costumes, sua forma de viver e se relacionar. Ela precisou abandonar tudo que tinha em Moabe para viver com sua sogra em Belém. Sabendo que os moabitas não eram bem vistos pelos israelitas, eram considerados um povo maldito.


Ela escolheu o Deus de sua sogra, a família, o povo, as crenças, costumes, forma de viver e se relacionar de um povo que ela só ouviu falar. Rute creu, ela aprendeu que o Deus de Israel é o verdadeiro Deus. E que por Ele vale a pena negar o que se tem para receber Dele o que Ele tem.

Sua sogra foi o meio que Deus encontrou para alcançar Rute. Ela ouviu a voz de Deus, e de uma forma maravilhosa decidiu por Ele, negando todo o resto.

Penso que dificuldades ela passou ao chegar em Belém, as humilhações e olhares que talvez recebeu. Porem a atitude de Rute aparece em submissão e respeito a sua sogra. Ela obedeceu em tudo que foi orientada a fazer.

Por tudo isso Deus a honrou e lhe deu um casamento maravilhoso, com um homem que a amou e cuidou. Deus mudou sua situação de opróbrio para uma situação de bem-aventurança. Seu testemunho ecoa na eternidade. Sua postura cativou a todos que tinham tudo para não a querer por perto.


Deus colocou seu nome no livro da genealogia de Jesus o Salvador do mundo. Uma moabita que disse não ao seu passado, que aceitou seu presente e viveu em plenitude tudo que lhe foi ensinado.

As vizinhas, amigas de Noemi lhe disseram que sua nora era melhor que sete filhos, pois lhe amava. Através de Rute, Noemi que já havia desistido de viver, por causa da amargura que encheu seu coração, voltou a sorrir com Obede em seus braços.

Verdadeiramente vale a pena obedecer e negar tudo que o mundo ao nosso redor está a nos oferecer. Vale a pena mudar conceitos e valores que temos por aqueles que a Palavra de Deus nos ensina. Vale a pena hoje. Vai valer a pena, na eternidade com Cristo Jesus!


Texto escrito por Sandra Lopes
para o Projeto Virtuosas
Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário