terça-feira, 17 de maio de 2016

Regras de Etiqueta: Comportamento à Mesa


Por tanto meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai um pelos outros.” I Coríntios 11:33

Este ensinamento contido na Bíblia serve para todas as ocasiões em que nos sentamos à mesa para as refeições. Vou compartilhar com vocês algumas situações que sempre vivenciamos e como agir da maneira correta!

Situação nº1
EM NOSSA CASA, QUANDO NÃO TEMOS CONVIDADOS

A primeira pessoa a ser servida é o PAI ou alguma pessoa mais velha (avô, avó, tia...) que more na mesma casa ou que costumeiramente faz as refeições conosco e por isto não é considerada mais uma visita.
A família toda deve começar a comer junto com a mãe. Por quê? Porque normalmente é a mãe que serve, corta a carne, etc... e se os demais membros não esperarem por ela, quando ela começar, este já estarão acabando ou querendo repetir. Às vezes é o pai ou outra pessoa que serve, aí a gente espera por ela.

Situação nº2
QUANDO TEMOS CONVIDADOS EM CASA

Sempre a visita é servida em primeiro lugar. Se tivermos mais de um visitante, servimos primeiro o mais “importante” de acordo com alguns critérios (os mesmos que foram usados para convidar os visitantes a ocuparem lugar na mesa):
           Se entre os convidados temos um que ocupa destaque no grupo (pastor da igreja, um convidado de outro lugar, um aniversariante ou uma pessoa que está sendo homenageada) então será o primeiro a ser servido. Depois as demais pessoas na seguinte ordem:

1) Primeiro as senhoras e depois os homens;
2) Sempre dos mais velhos para os mais moços;
3) Os membros da casa por último.

Só quando todos estiverem servidos, começamos a comer.

Importante: Crianças pequenas, especialmente as de colo, devem ser alimentadas antes dos adultos sentarem-se à mesa.

Situação nº3
QUANDO NÓS SOMOS OS CONVIDADOS

         Esperamos sempre que o dono ou dona da casa nos convide a começar a nos servir, lembrando sempre de observar se não há outro convidado que deverá ser servido antes de você.
          Quando os donos da casa já estiverem servidos, então podemos começar a comer.

Situação nº4
SERVIÇO À AMERICANA

      Quando as pessoas se servem num buffet, as regras de quem serve-se primeiro são as mesmas de quando senta-se à mesa.

Lembre-se!!!

Jamais corra para a fila deixando para trás convidados importantes ou pessoas idosas.
Não faça fila enquanto não for convidado e nem antes da oração dirigida pelo dono da casa ou pela pessoa que estará organizando o evento.
Enquanto está na fila, procure não demonstrar inquietação.
Não “se jogue” sobre os pratos.
Sirva-se em porções pequenas. Não é contra a etiqueta levantar-se para repetir a refeição. O feio mesmo é fazer “morrinho” no prato! Rsrs


QUEM SAI DA MESA NÃO GANHA SOBREMESA”

É um ditado popular que deixa claro a falta de educação ao sair da mesa enquanto os outros ainda não terminaram a refeição. Isto só pode acontecer quando houver um bom motivo que justifique. Deste caso, a pessoa deve pedir licença antes de se levantar para sair.

         O bom comportamento à mesa, assim como qualquer outra atitude, só se consegue praticando. Portanto, minha dica é colocar em prática no seu dia-a-dia. Ensine isso aos seus familiares.
      Mães que não cobram isto, são as que inevitavelmente serão envergonhadas um dia pelos filhos.
         O bom comportamento nunca sairá de moda, nem é mal visto em qualquer situação. Também não significa ser de “classe alta” as pessoas que colocam isso em prática, ou de “classe baixa” quem não as pratica.

Espero que tenham gostado das dicas meninas!
Beijos!
Angélica Joseli.




Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário