quinta-feira, 21 de maio de 2015

O que nossos filhos estão assistindo?

Bom dia, virtuosas!
Vamos refletir juntas quanto tempo nossos filhos estão em frente a uma TV?  Estudos mostram que cada vez mais, pais e mães estão tornando suas TVs em babás, fazendo seus filhos ficarem sentados à frente delas, e as crianças ficam quase que hipnotizadas!


Não é errado você se valer de um programa para seu filho para realizar alguma tarefa que queira fazer (como lavar louças na pia), mas duas coisas que devemos observar é:

- Quanto tempo seu filho fica em frente à TV?
- O que realmente seu filho está assistindo?

Nós, como pais, temos que nos cercar de cuidados em relação à educação de nossos filhos, pessoas com más intenções existem em todo lugar, não podemos abrir a guarda.

Viciados em TV?



Procure cronometrar o tempo que você ou seu filho assistem a TV. A criança até os 4 anos está muito suscetível à tudo em sua volta, pois nesse período sua personalidade ainda está em formação, por isso a importância de incentivar seu filho a ter hábitos saudáveis, como brincadeiras lúdicas e de movimento, leitura de livro, e pouca televisão. Após essa idade, continue controlando o tempo, pois a TV esta muito ligada ao sedentarismo.


Muita televisão faz com que a criança perca a capacidade de concentração, havendo assim dificuldades no aprendizado, apenas duas horas por dia já pode apontar alguma alteração nessa capacidade, mas se a TV for combinada com atividades físicas e lúdicas, não será um problema, a TV deve ser apresentada como mais um momento de lazer e não SÓ ela como lazer.

O que seu filho assiste?



Muitas vezes sabemos somente o nome do desenho e não damos a devida atenção a eles. Quero apresentar algumas observações minhas, que espero ajudar vocês a refletir realmente na pergunta acima.

A PRINCESA E O SAPO: este desenho da Disney é muito conhecido e por se tratar de uma princesa, as meninas amam! Mas ao assistir o desenho, podemos ver escancarado a prática de vudu e magia negra.

PEPPA PIG: febre entre os pequenos, a porquinha vive desrespeitando seus pais.

MONSTER HIGH: o nome já diz tudo! Monstros o tempo todo, ou melhor dizendo, mostrando demônios de forma aceitável para as crianças, que amam as personagens que são inspiradas em espíritos malignos.

NARUTO: muitos jovens assistem, mas vários episódios, mostram rituais satanistas e tudo de maligno ligado a isso.

PICA PAU, TOM E JERRY E CIA: desenhos que mostram maldades, os personagens sempre estão aprontando com todos à sua volta, envolvendo mortes e explosões.

SIMPSONS: muitos palavrões o tempo inteiro, desrespeito aos pais e a todos em volta, vários episódios blasfemas contra Deus.

BEN 10: os meninos adoram esse adolescente que se torna vários alienígenas, mas muitos episódios fazem apologia a demônios.
Existe um ditado: “os olhos são a janela da alma”, mas não é somente um dito, mas a realidade, o que você tem colocado diante dos seus olhos? O que você tem deixado estar diante dos olhos dos seus filhos?

Vamos ler o que esta escrito em Mateus 6:22 e 23:

“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”

Ao escolher os desenhos, assista antes, observe com olhar crítico e só então apresente aos seus filhos. Peça a Deus direcionamento em tudo o que fizer, com certeza Ele irá te responder!


Texto escrito pela Pedagoga Priscila Vieira

Para o Projeto Virtuosas (Direitos Reservados)
Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário