quinta-feira, 28 de maio de 2015

O primeiro dia na escolinha


Muitas mães sofrem ao perceber que o primeiro dia de levar o filho para escolinha está se aproximando, mas quero ajudar a amenizar um pouco esse medo. Hoje em dia, muitas mulheres estão no mercado de trabalho e ao se tornar mãe, a dor de separação de voltar ao trabalho é inevitável.

Mas mamães, fiquem tranquilas, pois todos nós temos que passar por mudanças na vida, o ponto é: como vou proporcionar esse momento para meu filho?

1º Passo: Escolha uma boa escolinha. Procure referências, converse sobre o projeto pedagógico com a coordenadora da instituição e converse com a possível professora de seu filho.
2º Passo: Tenha calma. A criança tem os sentidos muito apurados, com isso, percebe tudo à sua volta, principalmente se algo estranho esta se passando com sua mãe. Acredite, seu filho sente seu temor, não queira isso para ele, tenha calma e transmita confiança.
3º Passo: Prepare seu filho. Mesmo ele sendo pequeno, ele conhece sua entonação de voz e tem a compreensão maior do que imaginamos. Vai conversando que ele vai passar por um período na escolinha, com outros amigos e com a professora.
4º Passo: Objeto de transição. Ao levar seu filho para a escola, leve junto a ele um brinquedo que goste, esse objeto vai ajudá-lo nesse momento, pois será um pedacinho da sua casa junto a ele, ajudando-o a se acalmar.
5º Passo: Faça uma despedida rápida. Ao deixar seu filho na escolinha, se despeça rápido, sem chorar e sorrindo. Para muitas mães será muito difícil esse passo, mas é muito importante que ele seja dessa forma. Ao se despedir rápido e sorridente, você irá passar segurança à criança, que se sentirá mais confiante.

Muitas crianças choram ao serem deixadas na creche, não querem entrar na sala de aula e gritam, mas quase que sempre, ao ver que a mãe (ou pai) já foi embora, ela imediatamente para de chorar e vai brincar com os amigos.


Seguindo esses passos, a mudança da rotina será mais leve tanto para a criança quanto para os pais, com certeza a criança irá amar e escola, seus amigos e professora e será ótimo para o desenvolvimento de seu filho, além da socialização que é tão importante em todas as fases de nossas vidas.

Texto escrito pela Pedagoga Priscila Vieira
para o Projeto Virtuosas (Direitos Reservados)
Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário