quarta-feira, 8 de abril de 2015

Por Dentro de Tudo

Terror das mães: ANEMIA



Toda mãe treme ao ouvir do pediatra: “seu bebê esta com anemia”. E agora, o que eu fiz de errado? Fique calma, até os 3 anos de idade, quase 50% das crianças apresentaram ter a doença. A anemia é em 90% dos casos a deficiência de ferro no sangue e a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade e isso se deve porque esse leite tem ferro o suficiente para suprir a necessidade do bebê.
A anemia tem consequência nos processos de crescimento e desenvolvimento da criança, como: prejuízo no desenvolvimento mental e motor, prejuízo no desenvolvimento da linguagem, alterações comportamentais e psicológicas como falta de atenção, fadiga, insegurança e diminuição da atividade física.

Se você precisar interromper o aleitamento materno, o indicado é a substituição por fórmulas (indicado pelo seu pediatra) que são enriquecidos com o ferro e outros minerais que a criança necessita. O leite de vaca é muito pobre em ferro, por isso é desaconselhável. A partir dos 6 meses, com a introdução de alimentos ao bebê, saiba que absorção de ferro é aumentada quando ingerido com o acido ascórbico ou acido cítrico, encontrados nas frutas cítricas (laranja, acerola, limão). Alguns tipos de chá inibem a absorção de ferro, assim como o leite de vaca em excesso. Hortaliças (folhagens, legumes, leguminosas, cereais) possuem ferro em quantidades pequenas e que são pouco absorvidas pelo organismo do ser humano. Para que essa absorção seja potencializada existem alguns fatores, como por exemplo, o consumo regular de alimentos ricos em vitamina C


Desde o início da humanidade, o Senhor se preocupou em oferecer saúde aos bebês, dando às mães essa tarefa de alimenta-los com aquilo que Ele as deu: leite materno. Vemos o caso de Samuel, onde Ana, sua mãe, ficava em casa amamentando seu filho enquanto o marido ia oferecer sacrifícios ao Senhor.
Lembre-se, nunca se sinta desamparada! Existem profissionais que sempre vão te auxiliar em caso de anemia (ou outra doença) e pessoas próximas que vão te ajudar nesse momento tão delicado. Pesquise e se informe, anemia pode ser curado, depende de você seguir as recomendações do seu pediatra, que irá receitar reposição do ferro.

Fontes:
Bíblia Sagrada. I Samuel 1:22 a 24
http://bebe.abril.com.br/materia/sera-anemia

Texto escrito pela pedagoga Priscila Vieira
Direitos Reservados
Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário