sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vida Saudável



Atividades Físicas para crianças


Mamães...

Na infância a criança precisa correr saltar, andar, rolar, gritar, subir, lançar, etc. Desta maneira ela consegue extravasar suas angústias, torna-se mais feliz, comunicativa, disposta, sem falar no bem que estão fazendo para a própria saúde evitando doenças como a obesidade, diabetes, osteoporose, dislipidemias, doenças pulmonares crônicas, asma, depressão, ansiedade, diminuindo o risco de aterosclerose e suas consequências como angina, infarto do miocárdio, doença vascular cerebral entre outras.


Pensando nisso é importantíssimo que haja incentivo para as crianças praticarem esporte, não de maneira obrigatória nem sequer em caráter competitivo, mas algo gostoso, com duração de 30 minutos em cinco dias semanais podendo chegar até ser praticado diariamente, sendo que o ideal é que se mantenha uma regularidade na vida da criança.

Há atividades físicas para todos os gostos e faixas etárias. Mas a atividade nunca deve ser imposta pelos pais e sim o que a criança deseja. Conheçam algumas modalidades esportivas e tire o máximo de proveito.

 Natação: melhora a capacidade respiratória, o tônus muscular, o equilíbrio, a força, a coordenação motora, a velocidade e desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, percepções auditivas, visual e tátil, sociabilidade e confiança.
Indicado a partir dos 6 meses de vida. Costumamos dizer que é um esporte completo pois aumenta a resistência do organismo ajudando na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e até problemas ortopédicos.


Futebol: desenvolve senso de direção, coordenação motora, habilidades psicomotoras como a lateralidade, noções de espaço, tempo e ritmo, sociabilidade e confiança, entre outras. A idade exata para iniciar deve ser aquela na qual se tem a capacidade e amadurecimento para tal. Pode ser a partir dos 4 anos e nunca deve ser forçado. Normalmente quando a criança é do sexo masculino os pais dão como o primeiro brinquedo uma bola, esperançosos que seus filhos tornem-se craques, o que na grande maioria não acontece.

Ginástica: melhora força muscular, tônus, equilíbrio, velocidade, habilidades psicomotoras como lateralidade, noções de espaço, tempo e ritmo, aumenta a resistência do organismo, desenvolve senso de direção e coordenação. Indicado a partir de 6 anos quando a criança já está com seu desenvolvimento corporal mais adiantado.

Artes marciais - visam desenvolver na criança o caráter e a disciplina.


Judô: tipo de arte marcial que desenvolve respeito pelo próximo, disciplina, equilíbrio, habilidade, velocidade, agilidade, lateralidade, noção de espaço e tempo, coordenação motora, ajudando crianças com dificuldades de ganho de massa muscular desenvolvendo a força e a mente. Indicado a partir de 4 anos.


Atletismo: modalidade que envolve vários movimentos como correr, saltar, lançar, entre outros. Para iniciar esta modalidade nas crianças devemos utilizar jogos de pegador para incentivar as corridas, para os saltos atividades recreativas capazes de projetar o corpo ora verticalmente ora horizontalmente, já para os arremessos e lançamentos podem-se utilizar jogos pré-desportivos que envolvam materiais com texturas e formas diferentes.


Corrida: desenvolve agilidade, coordenação motora, velocidade, noção de tempo, ritmo e espaço, colaboração com os companheiros, sociabilidade, força, confiança. A iniciação não tem uma idade específica, pois a criança já corre e pula desde pequena, mas o contato com um treinamento mais regrado normalmente ocorre já na vida escolar.

O que é importante os pais saberem é que o esporte contribui para o processo de desenvolvimento se considerado como atividade recreativa e iniciados no tempo apropriado.

 Qualquer que seja o esporte a ser praticado, ele pode ser realizado por meninos e meninas. O preconceito com o sexo em determinados esportes está na cabeça dos pais e deve acabar, é importante deixar a criança escolher e ter liberdade de fazer o esporte que mais gosta e se sente bem.

 Atividade física acima de tudo é prazer e somente fazendo o que se gosta é que se consegue estímulo para continuar a sua prática.

Fontes Consultadas:
Revista Educação Física

 Texto Escrito por Adriana Carvalho
(Cursando Educação Física)
Para o Projeto Virtuosas
(Direitos Reservados)
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