segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Educar é Preciso



Brincadeira é coisa séria – PARTE 2


Como já vimos no artigo anterior, brincadeira é muito importante para o desenvolvimento de seu filho. Aqui listarei algumas sugestões de brincadeiras:

- Para bebês que não sentam:


Mesmo não tendo como te responder ainda, os bebês precisam brincam para estimular o desenvolvimento de sua inteligência, criatividade e a coordenação motora.
Procure mostrar objetos coloridos e faça movimentos para que ele siga com os olhos, mostre paisagens.  Com seus dedos pode passear pela barriga dele, pois bebês amam contato pele – pele, faça caretas, brinque com sua voz e mostre brinquedos que emitem sons. Com ele em seu colo, dance e cante para ele, nada de movimentos brusco, rode, faça gangorra...

- Para bebês que sentam e engatinham:


Nesta fase ele já vê o mundo a sua volta de outro ângulo, assim a curiosidade só aumenta! Então precisa colocar mais coisas para ele descobrir como objetos de várias texturas, blocos para que ele empilhe. Se ele só senta ainda, use bolas ou brinquedos que rolam, para ele ter curiosidade em ir buscar e estimular sua locomoção, para bebês que engatinham brinque com túneis e cabanas, pega-pega, ele vai se divertir muito. Nesta fase os bebês gostam de jogar objetos no chão, não se irrite, ele esta apenas brincando e percebendo que tanto objetos como pessoas vão, mas voltam. Cante músicas e conte histórias mostrando as figuras, brinque de esconder brinquedos, dê caixas para ele colocar brinquedos dentro, tudo vira brinquedo, inclusive utensílios de cozinha como tampas e colheres, cuidado para não dar a ele nada com ponta ou que possa ser cortante.

- Para bebês que andam:


O mundo cada vez mais curioso! Nosso pequeno explorador agora com mais liberdade, ama brincar de correr, brinque de pega-pega e esconde-esconde, brincadeiras com músicas continuam, não só com as músicas infantis, mas apresente variedades de estilos para que ele enriqueça seus conhecimentos, dance com ele. Use e abuse de parquinhos, não só vendo-o brincar, mas fique perto, se puder, brinque em algum brinquedo com ele. Brinquedos com cordão para puxar são uma ótima pedida também. Faça bolhas de sabão para que ele corra atrás de cada bolhinha para estourar. De noite vocês podem brincar com as suas sombras.
 

Texto Escrito pela Pedagoga Priscila Vieira
Para o Projeto Virtuosas
Direitos Reservados

Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário