quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Educar é Preciso



DISCIPLINA NA HORA CERTA

É bom aplicar a disciplina no momento certo. Eclesiastes 8:11 diz: “Por não se ter executado prontamente a sentença contra um trabalho mau é que o coração dos filhos dos homens ficou neles plenamente determinado a fazer o mal.” De modo similar, muitas crianças testam os pais para ver se conseguirão escapar da punição depois de se comportarem mal. Portanto, depois que tiver avisado ao filho que ele será punido por ter feito algo errado, não volte atrás.
O mesmo se aplica quando o pai pune o filho, ou vise versa, não volte atrás. Faça valer a  punição que seu cônjuge estabeleceu para seu filho, não seja conivente com o erro, você pode achar que está ajudando o seu filho, com pena,  por que achou a punição muito dura, mais não está,  a palavra de Deus afirma em Provérbios 29:15- “ A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe.”

CRUELDADE NÃO EDUCA


O congresso acaba de aprovar um projeto lei que proíbe os pais de dar palmadas nos filhos, ou seja, de corrigir os filhos.  Isto é anti-bíblico, pois a bíblia orienta até como educar a criança. Não é com socos, pontapés, beliscões, puxões de cabelo, pauladas, tapa na cara, xingamentos, nada disto, ela orienta os pais a fazerem da seguinte forma:  Provérbios 23: 13-14 -  Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá”. Vara não quebra braço, não causa lesões, ela serve para corrigir e o salmista Davi fala sobre ela como consolo, Salmos 23: 4 “(...) a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Também não devemos provocar a ira de nossos filhos . Colossenses 3: 21 “Não irriteis a  vossos filhos...”,  Efésios 6:4 “(...) mais criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”.

AUTORIDADE DOS PAIS SOBRE OS FILHOS

O exemplo supremo de autoridade é Deus- Salmos 47: 2 “Porque o Senhor Altíssimo e tremendo e Rei grande sobre toda a terra”.
No lar esta autoridade é exercida  também pelos pais – Efésios 6: 1-3  “Vós filhos, sede  obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe...” 
A palavra obedecer vem do grego e significa dar ouvidos (como um servo).
Os pais devem estabelecer regras, como: horários para brincar, estudar, internet, jogos, quando maiores, horário de chegar em casa, não ficar até tarde na rua, etc.

AJUDE SEUS FILHOS A FAZER BOAS AMIZADES


Mantenha uma linha de dialogo com seu filho, mostre o que a palavra de Deus fala sobre o assunto, seja claro, fale das consequências da desobediência, etc. Provérbios 13: 20   - “Anda com os sábios e serás sábios (...)” -  1º Coríntios 15: 33  - “(...) as más conversações corrompem os bons costumes.”  
Provérbios 1: 10,15 e 16Malaquias 3:18 – O servo de Deus é diferente.

A  IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO


Nas famílias em que tanto o marido como a esposa trabalha fora, os filhos são muito afetados. Os pais passam cada vez menos tempo com os filhos. Quando estão em casa, os pais têm de cuidar da casa e de outras tarefas, de modo que é bem provável que estejam cansados ou esgotados. Em tais circunstâncias, como você pode manter uma boa comunicação com seus filhos? Poderão surgir oportunidades para conversar se vocês fizerem as tarefas domésticas.
É importante que os filhos se acostumem a se comunicar com os pais desde pequenos. Senão, quando ficarem adolescentes e talvez começarem a enfrentar problemas, não verão seus pais como amigos com quem podem conversar. Como você pode ajudá-los a se abrir? Provérbios 20:5 diz: “O conselho no coração dum homem é como águas profundas, mas o homem de discernimento é quem o puxará para fora.” Usando perguntas de ponto de vista, como: “O que você acha?” os pais podem incentivar os filhos a expressar seus pensamentos e sentimentos.
Como você reage quando seu filho comete um erro grave? É nessa hora que ele precisa de atenção e compreensão. Mantenha as emoções sob controle enquanto escuta seu filho. Não no calor da emoção, respire fundo, conte de um a dez. Pense antes de agir, para não se arrepender depois.


TIRE UM TEMPO PARA O LAZER



“Há . . . tempo para rir . . . e tempo para saltitar.”  Eclesiastes 3:1, 4.

As crianças precisam de tempo livre, e de recreação sadia e equilibrada para o bom desenvolvimento da mente e do corpo. Quando os pais brincam com os filhos, a família fica mais unida e os filhos se sentem mais seguros. Em que tipos de recreação os membros da família podem participar juntos? Se você pensar bem, verá que há muitas coisas agradáveis que poderão fazer, SEM GASTAR DINHEIRO. Podem ser atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, brincar de peteca ou jogos de bola. Imagine os momentos alegres que toda a família poderá ter se tocar instrumentos musicais em grupo, cantar, visitar lugares próximo, como praças ou zoológicos,  etc.

E o mais importante! ORE COM SEUS FILHOS.




Texto escrito pela Pedagoga Olinda Pereira
para o Projeto Virtuosas
Direitos Reservados
Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário