sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Vida Saudável

O Segredo #1 para Manter uma Rotina Diária de Exercícios Físicos


Que exercício físico é fundamental todo mundo já sabe. Para uma boa saúde, ele deve tornar-se permanente em seu estilo de vida. Mas manter essa rotina de forma constante, dia após dia, não é tarefa fácil! Os motivos para pular os exercícios são muitos: tempo no trabalho, cansaço no fim do dia, compromissos inesperados…
Se você tem problemas para manter sua rotina, permita-me uma dica simples, mas que pode mudar sua vida: faça seus exercícios pela manhã, antes de começar o seu dia.
Eu sei que parece difícil. Mas é uma pura questão de hábito; e esse é provavelmente um dos melhores hábitos que você pode adquirir em sua vida. Para ajudar a te convencer, seguem 6 razões do porquê se exercitar pela manhã pode ser tão bom para você.

1. Melhores Resultados de Longo Prazo



Pesquisas mostram que aqueles que se exercitam pela manhã mantêm a rotina por mais tempo que aqueles que se exercitam em outros horários. O corpo gosta de estabelecer rotinas. Além disso, ter a sensação que você já começou o dia cuidando de sua saúde vai te dar uma dose inacreditável de motivação para continuar a prática como rotina.

2. Proteção contra Desculpas



Quantas vezes você já se planejou de fazer exercício, e acabou surgindo algum compromisso (ou você se sentiu cansada e simplesmente foi para casa)? Ao exercitar-se pela manhã, você tira a possibilidade que os eventos do seu dia acabem atrapalhando seu exercício. Se você pretende realmente levar a sério a idéia de fazer exercícios como prática de vida, não há melhor forma de se proteger contra desculpas no dia-a-dia.

3. Mais Produtividade



O exercício físico aumenta sua produtividade, e produz endorfinas que melhoram o seu bem-estar ao longo de todo o dia. Você se sente mais alerta e pronta para encarar seu dia após essa "injeção de energia" logo no início do dia. A atividade física melhora seu desempenho mental entre 4 a 10 horas após a prática. Também, a sensação de já ter realizado logo cedo uma das tarefas mais importantes do seu dia, dá um gás especial para atacar suas outras tarefas do seu dia.

4. Metabolismo Acelerado ao Longo do Dia



Os benefícios do exercício físico não acontecem somente durante a prática, mas continuam ao longo do dia. Além de mais produtiva, você também vai continuar queimando calorias. Esse efeito de "queima residual" de calorias é muito mais eficiente quando acontece durante o dia, enquanto estamos ativas. Ao deixar o exercício para o noite, esse efeito ocorre durante o sono, sendo bem menos eficiente.

5. Sono Tranqüilo



Estudos mostram que homens e mulheres que acordam cedo para fazer exercícios físicos dormem muito melhor que aqueles que rotineiramente se exercitam à noite. A atividade física estimula o seu corpo por horas: quando você se exercita à noite, fica mais difícil de relaxar completamente no momento de ir dormir, e assim fica mais difícil de ter um sono tranqüilo.


6. Melhor Alimentação



Um outro benefício menos óbvio é que finalizar seu exercício logo cedo vai mudar a forma como você se alimenta durante o dia. Você vai se sentir orgulhosa pelo seu esforço de ter acordado e já ter queimado calorias… você não vai querer "estragar tudo" com refeições ruins, não é mesmo? Ao invés disso, você vai preferir continuar com escolhas positivas e, na média, o efeito positivo de sua decisão em começar o dia saudável vai se refletir em todas as suas outras decisões do dia! Funciona!


Está convencida que exercitar-se pela manhã é uma boa ideia? O mais difícil sempre é começar, mas com um pouquinho de força de vontade você pode fazer!



Texto Escrito por Adriana Carvalho
Estudante de Educação Física
Para o Projeto Virtuosas

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