quinta-feira, 17 de julho de 2014

Educar é Preciso

Brincadeira é Coisa Séria

Criança adora brincar, seja com jogos ou com faz de conta, certamente é diversão o que elas buscam!


Para cada faixa etária existe o interesse em determinada brincadeira, mas todos passam, por exemplo, pelo faz de conta, uma brincadeira em que a criança representa papéis, interpretando personagens que mais gosta: um super herói, o professor, a própria mãe ou pai, o que importa é que todos os presentes entendam o que ela está representando. A criança sempre procura alguém ou algo para brincar, se não tiver um amiguinho, ela faz com que seu urso de pelúcia crie vida em seu mundo de fantasias.



A brincadeira deve ser levada a sério pelos pais ou responsáveis, pois é através dela que a criança se expressa e se inclui na sociedade, ao interpretar a mãe que cuida do bebê ou o pai que sai para trabalhar, ela esta retratando a realidade da forma que ela observa, buscando assim, a compreensão e entendendo como a sociedade funciona. Ao brincar a criança “foge” do mundo real, foge daquilo que possa estar com medo ou a deixando confusa, imaginando possibilidades dentro daquilo que já conhece, assim também exercitando seu chamado cognitivo, ou seja, sua inteligência.



A criança que costuma brincar com o faz de conta retratando a realidade que a cerca, está exercitando sua capacidade de assimilação da realidade e regras da sociedade, pois brinca de ser a mamãe de um boneco da mesma forma que sua mãe cuida dela, respeitando padrões para que possa se tornar quase real.



Nós, como pais, temos que incentivá-los a brincar, pois é uma parte muito importante para o desenvolvimento da criança, como pudemos ver acima. Nos próximos posts, vou trazer algumas sugestões de brincadeiras respeitando cada faixa etária, para que você possa brincar com seus filhos sem ter medo de ser feliz!


Texto escrito para o Projeto Virtuosas
Pela Pedagoga Priscila Vieira

Direitos Reservados
Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário