quarta-feira, 2 de julho de 2014

Educar é Preciso

O EXEMPLO DOS PAIS  A LIÇÃO MAIS IMPORTANTE

Muitos pais pensam que uma boa educação é oferecer aos filhos, casa, comida, roupa lavada, escola, presentes, mais isto não é garantia de uma educação bem sucedida, é função dos pais, cuidar dos filhos e não deixar faltar nada para eles. 
 
Ocorreu um fato muito interessante que eu não poderia deixar de citá-lo: Estávamos construindo, e meu esposo muito preocupado com o nosso orçamento, quando anoiteceu, logo após contar histórias para os meninos dormirem, ele perguntou ao meu filho caçula de quatro anos naquela época: Meu filho você está preocupado se amanhã terá leite para você beber? No que ele respondeu com a maior clareza, NÃO! Meu esposo insistiu. Por que? Meu filho respondeu: Porque o senhor não vai deixar faltar. Os filhos confiam que os pais vão suprir suas necessidades básicas.


O segredo de uma boa educação é o EXEMPLO. Eduque pelo exemplo! 
Tu, pois, que ensinas outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas: ‘Não furtes’, furtas? Tu,que dizes: ‘Não cometas adultério’, cometes adultério?”  Romanos 2:21, 22.
 
Se você quer que seu filho seja:
  • Educado – seja educado, não só com os de fora, mais com o seu cônjuge, as pessoas e seus filhos;
  • Honesto, verdadeiro – seja honesto nos negócios, seja verdadeiro... Ex: o telefone toca, seu filho vai atender e você diz: se for pra mim, diz que eu não estou. A criança obrigada a fazer isso se sentirá perturbada e confusa. Com o tempo, ela talvez comece a mentir sem se sentir culpada. Portanto, se os pais quiserem sinceramente que o filho se torne uma pessoa honesta, eles mesmos devem sempre falar a verdade e agir de acordo.
  • Trabalhador , organizado, etc....
 
A Bíblia diz, em Gálatas 6:7: “O que o homem semear, isso também ceifará.” Se os pais querem que os filhos tenham elevados padrões de moral, eles mesmos devem mostrar primeiro que vivem à altura de tais padrões.


É importante que os filhos acostumem a se comunicar com os pais desde pequenos. Senão, quando ficarem adolescentes e talvez começarem a enfrentar problemas, não verão seus pais como amigos com quem podem conversar. Como você pode ajudá-los a se abrir? Provérbios 20:5 diz: “O conselho no coração dum homem é como águas profundas, mas o homem de discernimento é quem o puxará para fora.” Usando perguntas de ponto de vista, como: “O que você acha?”, os pais podem incentivar os filhos a expressar seus pensamentos e sentimentos.

Texto escrito para o Projeto Virtuosas
pela Pedagoga Olinda Pereira
Direitos Reservados

Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário