sábado, 21 de junho de 2014

Vida Saudável

Olá Virtuosas!!!

Hoje é dia de Vida Saudável. Ter um peso equilibrado é um dos nossos maiores desejos não é verdade? E isso muitas vezes depende mais de abandonar alguns maus hábitos e adquirir outros bons hábitos. Fazendo isso conseguimos uma vida saudável e equilibrar o nosso peso sem tanto sacrifício!! Hoje eu trago 10 dicas para transformá-las em hábitos:

1º) Não precisa se encher de comida


Temos que educar o nosso estômago, pois ele se adaptará as quantidades que lhe dermos habitualmente. Além disso, deveremos evitar de chegar ao ponto no qual comemos por comer. Não é muito difícil nos acostumar com o hábito de não comer muito, e ficar com um pouquinho de fome. Uma dica para que isso não ocorra, consiste em tomar uma infusão digestiva depois da refeição.
Uma das infusões digestivas mais conhecidas e populares é a camomila. Os seus muitos efeitos benéficos e sua ampla comercialização fazem dela uma alternativa perfeita para reduzir o peso estomacal, prevenir os gases, aliviar as dores estomacais e diminuir as cólicas.

2º) Mastigar as bebidas, beber os alimentos.


Com esta pauta devemos entender que comer rápido engorda, além de não nutrir. Na realidade, a digestão começa pela boca, já que a saliva contém enzimas que iniciam o processo digestivo. Quanto melhor mastigarmos os alimentos, melhor os assimilaremos e, além disso, comeremos em menor quantidade. Está provado que a fome dura entre 15 e 20 minutos. Se comermos sem pressa, passando este período não teremos a necessidade de seguir comendo.

3º) Comer mais proteína


Existem muitos benefícios em comer suficiente proteína diariamente, ao invés de abusar dos carboidratos (pão, docinhos, massa etc.) como acontece habitualmente. A proteína, tanto vegetal como animal, nos ajudará a perder peso, reduzir a cintura, a tonificar e dar firmeza a nossa musculatura.

4º) Aprenda receitas saudáveis


O interesse pela cozinha será um ponto positivo na hora de descobrir novas receitas saudáveis, com ingredientes que antes não usávamos e que nos ajudarão a perder peso, como:
§  Bebidas vegetais de arroz, de aveia etc.
§  Algas (a alga ágar-ágar nos permite fazer receitas surpreendentes e muito leves)
§  Especiarias: gengibre, canela, cardamomo, curry, pimenta caiena.
§  Cereais integrais menos conhecidos: painço, trigo sarraceno, quinoa etc.
§  Vitaminas de frutas

 

5º) Deixar a comida já preparada

 

Muitas vezes o que engorda é que temos fome e, no entanto, não temos nada preparado, com isso acabamos comendo rápido qualquer coisa que engorda. Por isso uma solução é cozinhar sempre mais quantidade e ter alguma coisa na geladeira, como sucos naturais, compotas de frutas, cremes de verdura, saladas etc.

 

6º) Cuidado com as combinações

 

Combinar muitos alimentos diferentes na mesma refeição, como acontece geralmente em banquetes e comemorações, é um dos motivos que mais causam sobrepeso, além de afetar a nossa saúde. Ainda que haja exceções, buscar sempre incluir em uma refeição um pouco de vegetal, um pouco de carboidratos e um pouco de proteína.

 

7º) Evitar os alimentos refinados

 

Não nos custa muito optar sempre pelo integral. O paladar também se educa, e é possível que em longo prazo, inclusive, desfrutamos mais do sabor dos alimentos integrais, que não são somente ricos em fibra e mais saciantes, mas também contêm mais vitaminas e minerais.

 

8º) As infusões


Acostumarmos a beber infusões de plantas medicinais nos ajudará apreencher nosso estômago nos intervalos entre as refeições, além de desfrutar dos seus benefícios para a saúde. Podemos tomá-las frias ou quentes, combinadas com limão e adoçar com mel. Recomendamos, por exemplo, a casca de cítricos, a semente do abacate, as infusões para o fígado ou as digestivas.

 

9º) O jantar engorda?

 

O ritmo que levamos marca o gasto energético que necessitamos em cada momento, tudo aquilo que comemos pela noite geralmente já não gastamos, portanto convém jantar cedo, comida leve e, sempre que possível, antes das oito horas da noite. Além disso, de madrugada é quando, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, trabalham o fígado e a vesícula, assim que devemos evitar as refeições pesadas para que eles possam se regenerar corretamente.

 

10º) Beber muita água

 


A água limpa nosso organismo e enche nosso estômago quando temos vontade de beliscar alguma coisa, quando na realidade não temos fome. Muitas vezes temos sede e nosso corpo confunde o sinal. Por isso propomos beber um copo de água sempre quando queiramos beliscar alguma coisa. Se depois continuarmos com fome, podemos optar por algo saudável como comentamos no ponto anterior.

E então meninas? Espero que tenham gostado e que coloquem em prática!! Já estou tentando colocar e espero em breve ter resultados positivos para compartilhar com vocês!!!

Beijos, Rê!

Texto tirado do site http://melhorcomsaude.com/
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Boa noite amiga adorei as dicas,sempre começo e depois desisto,mas um dia eu chego lá.
    Deixo meu carinho e paz.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É verdade amada... é muito dificil... estou tentando novamente.... um dia chegamos lá.... beijos!!!!

    ResponderExcluir