terça-feira, 17 de junho de 2014

Educar é Preciso

Bom dia Virtuosas!
Hoje temos um texto maravilhoso para nós, que somos mães e que ainda seremos! Vale muito a pena ler, refletir e colocar em prática! Sem delongas, vamos lá!

Educar é Preciso

Quando compramos um aparelho eletrodoméstico ele vem com um manual de instruções que nos informa como o mesmo deve ser usado, bem como dos cuidados necessários para evitar acidentes. Geralmente as pessoas não se preocupam em ler o manual, com isto, perdem a garantia do produto. Isto  aconteceu comigo:


"Meu filho me deu uma linda cafeteira, empolgada com o presente, fui logo fazendo aquele delicioso cafezinho, fiz um, dois, três, sem ler o manual de instruções. Tudo estava indo bem com a minha cafeteira, até o dia, em que coloquei a jarra quente, sobre o mármore frio da pia. No dia seguinte observei que ela estava levemente trincada. Recorri logo ao manual, enquanto lia, percebi que eu havia cometido um grave erro: colocar a jarra quente sobre a superfície fria. Resultado: perdi o direito da garantia. Procurei incansavelmente por outra para comprar, mais não encontrei, tive que me conformar com uma jarra de alumínio, pelo menos a cafeteira continua funcionando. Mas eu poderia ter evitado este transtorno se eu apenas tivesse lido o manual".

Um manual é importante. Mais nem tudo que adquirimos vêm com um manual. E um exemplo são os filhos. Quando saímos do hospital com o bebê, ele não vem com um manual de instrução. Bom seria se viesse, pois nos poupariam de muitos transtornos e decepções. Mais não vem. Criamos nossos filhos com nosso instinto materno, com as informações: dos médicos, dos livros, dos meios de comunicações e de nossos familiares. Nos primeiros meses estas informações são muito valiosas, mas depois...

Criar filhos é muito mais difícil e complicado.  Por isso é comum os pais se sentirem perdidos na criação dos filhos. Muitos reconhecem que precisam de ajuda. Mais onde podemos encontrá-la?

Embora a Bíblia não seja apenas um manual sobre criação de filhos, o Criador inspirou os escritores a incluir nela muitos conselhos práticos a respeito do assunto.

A Bíblia enfatiza o esforço para cultivar qualidades desejáveis, que têm sido ignoradas por muitos. (Efésios 4: 21-32) Nesse sentido, os conselhos das Escrituras fornecem um elemento-chave da educação equilibrada. Esses conselhos já beneficiaram milhares de pessoas que os colocaram em prática, não importando a época em que viveram ou sua formação cultural. Portanto, seguir os conselhos da Bíblia pode ajudá-lo a ser bem-sucedido na educação de seus filhos. 

A Família é Responsável pela Educação dos Filhos


A Bíblia exorta aos pais em Prov. 22:6 ”Ensina a criança no caminho em que deve andar (...)”. A educação deve ser pautada no diálogo, como? Andando pelo caminho... Assentado à mesa, na hora do café, do almoço, do jantar, ao deitar, dentro do carro, indo para a igreja ou a passeio. Em qualquer hora e em qualquer lugar,  Deut. 6: 72º Timóteo 4: 2.

Quando meus filhos eram pequenos contávamos muitas histórias da Bíblia para eles, principalmente meu esposo, Jorge Luiz, ele contava detalhes que prendia a atenção dos meninos, e até eu ouvia atenta, em qualquer parte da casa que eu estava, seja na cozinha ou no tanque.

Quando nos casamos conversamos sobre como seria a educação de nossos filhos e decidimos que enquanto eles estivessem pequenos, eu dedicaria exclusivamente à educação deles. E assim eu fiz, deixei os estudos, o trabalho e me dediquei à educação deles, foram dias maravilhosos, agitados na verdade, mas não me arrependo da decisão que tomamos.

Quando eles estavam crescendo precisei de ajuda, pois sozinha não dava conta de cuidar dos três, da casa e das atribuições de esposa de pastor. Eu tinha medo de deixar a educação de meus filhos a cargo de outros, mas reconhecia que precisava de ajuda.

Irmãs, não terceirize a educação de seu filho, deixando a cargo da Babá, da TV, da internet, da vizinha, dos avós, da escola. Você vai prestar conta de seus filhos também (Heb. 4: 13). E não se esqueçam: a escola ensina apenas conteúdos, a educação vem de casa, é responsabilidade dos pais. Quando o filho faz algo errado, é comum a família cobrar da escola: É isto que você está aprendendo na escola? Ou vice-versa, a escola pergunta: seu pai não te ensinou educação?

Não é fácil! Mas com a ajuda de Deus: Tudo é possível! Quando meus filhos estavam ainda pequenos, eu me lembro de que eu fazia cartazes com as qualidades que eu precisava para educá-los, era comum encontrar a parede da minha sala e cozinha cheias de versículos bíblicos como: Salmos 40: 1 “Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”, Josué 24:14 “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” Salmos 51:10 “Cria em mim ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto”. Salmo 23: 1 “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.” etc. E quando eu os corrigia, eu orava com eles e recitava versículos. Um dos que eu mais usava era Prov. 29 : 15. 

E o mais importante! ORE COM SEUS FILHOS.



Texto escrito para o Projeto Virtuosas
pela Pedagoga Olinda Pereira
Direitos Reservados
Comentários pelo Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário