quarta-feira, 28 de maio de 2014

De Mulher para Mulher

Olá Virtuosas!!!!

E hoje é dia de conversarmos sobre um assunto presente na vida da maioria de nós mulheres!!! Venha saber mais sobre:


O que é?


TPM (Transtorno disfórico pré-menstrual) – é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, social e psicológica. Afeta 80% das mulheres em fase reprodutiva.
Começam durante a segunda metade do ciclo menstrual (14 dias ou mais após o primeiro dia do seu último período menstrual). Desaparecem 1 ou 2 dias após o início da menstruação.
 

E as causas?


Não foi identificada. Alterações nos níveis de hormônio no cérebro podem desempenhar um papel, mas isso não foi comprovado. Mulheres com tensão pré-menstrual também podem responder de forma diferente a esses hormônios. A TPM pode estar relacionada a fatores sociais, culturais, biológicos, psicológicos e com histórico pessoal ou familiar de depressão.


 Sintomas da TPM:

Inchaço ou sensação de gases; Sensibilidade nos seios; Inabilidade; Constipação ou diarreia; Desejos por comidas; Dor de cabeça; Menos tolerância a barulho e luzes; Confusão, dificuldade de concentração ou esquecimento; Fadiga e sensação de preguiça; Sentimentos de tristeza ou desesperança; Sentimentos de tensão, ansiedade ou nervosismo; Comportamento irritável, hostil ou agressivo, com explosões de raiva contra si mesma ou contra os outros; Perda do desejo sexual (pode ser aumentado em algumas mulheres); Mudanças de humor; Avaliações ruins; Autoimagem ruim, sentimento de culpa ou medo aumentados; Problemas para dormir (dormir muito ou pouco).


Dicas e Tratamentos

 

a) Mantenha um diário ou registro diário por, pelo menos, 3 meses. Registre o tipo de sintomas que você apresenta, sua gravidade e quanto tempo eles duram. Esse diário sintomático pode ajudar você e seu médico a encontrarem o melhor tratamento. Um estilo de vida saudável é o primeiro passo para gerenciar a TPM. Para muitas mulheres, abordagens do estilo de vida são suficientes para controlar os sintomas.

 b) Beba muito líquido (água ou suco, em vez de refrigerantes, álcool ou outras bebidas com cafeína) para ajudar a reduzir o inchaço, retenção de líquidos e outros sintomas.

 
c) Faça refeições pequenas e frequentes. Não deixe passar mais de 3 horas entre lanchinhos e evite comer demais. Faça uma dieta balanceada contendo grãos integrais, legumes e frutas, e menos ou nenhum sal e açúcar.

 d) Seu médico poderá recomendar a ingestão de suplementos nutricionais. Vitamina B6, cálcio e magnésio são normalmente usados. O triptofano, que é encontrado em laticínios, também pode ser útil.

 e) Faça exercícios aeróbicos regulares durante o mês para ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas da TPM.

 f) Anticoncepcionais podem diminuir ou aumentar os sintomas da TPM.


g)Em casos da presença constante de sintomas graves a psicoterapia pode ser uma forte aliada, antes de tomar medicação controlada, procure um psicólogo.

 Dicas para homens que convivem com uma mulher com TPM:

 



1- Mantenha a calma: Com bastante calma e compreensão você conseguirá passar por esta fase sem conflitos maiores.
2- Seja carinhoso: O mais importante é saber agradá-la da maneira que você sabe que mais a satisfaça.

3- Seja um bom ouvinte: Ela não precisa que ninguém a questione, julgue ou tente aconselhar, apenas escute, concorde e ofereça sua atenção e o seu carinho.

4- Faça agrados: O importante é lembrar que para ela nada mais agradável do que pequenas atitudes que demonstrem amor e carinho, pode ser gestos ou simplesmente palavras.

5- Não critique: Como já foi dito, quando está de TPM a mulher fica extremamente sensível, então evite fazer críticas nestes dias, pois com certeza uma crítica feita durante a TPM vai doer muito mais do que se fosse feita em qualquer outro dia, mesmo que seja uma coisinha atoa.

6- Evite discussões: É importante manter o controle e evitar este tipo de conflito, se for algo muito sério espere até tensão passar.

7- Elogie: Faça elogios inesperados, elogie algo que normalmente você não tenha o costume de comentar, é importante pra ela saber que você repara e com certeza ela vai adorar!

 A TPM é um período um pouco tenso tanto pra mulher quanto para as pessoas que convivem com ela, o importante é saber respeitar essa fase e entender que é uma coisa da natureza feminina.
 

Texto Escrito pela Psicóloga Sandra Weigmann para  o Projeto Virtuosas!
Direitos Reservados

Sandra Weigmann - Psicóloga
CRP/SC -1206487 CRP/SP - 000469-IS
Especialidade: Terapia Familiar Sistêmica e de Casal. Atendimento Individual, Casal, Família, Infantil, Adolescente, Apoio à Adoção e Psicopedagogia.

Site: www.espacobemviver.psc.br
Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Espaço-Bem-Viver-São-Bento-do-Sul/155785454613472?fref=ts

Consultório de Psicologia: São Bento do Sul - SC
Contatos: 47 9742-6533
s.weigmann@yahoo.com.br